Foto: Beto Albert (Arquivo Diário)
Sol deu as caras na última edição, em 2024

Com previsão de temporal na sexta-feira (7) e chuva fraca no sábado (8), a dúvida da vez é: vai chover na Romaria?
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima, a notícia é boa. Os romeiros que participarão da 82ª Romaria Estadual da Medianeira, em Santa Maria, devem encontrar tempo firme e sol no domingo (9). A previsão indica um cenário favorável para o deslocamento dos fiéis desde as primeiras horas da manhã, com mínima de 12°C e máxima de 24°C durante o dia, proporcionando um clima ameno e agradável para o trajeto entre a Catedral e a Basílica.
Segundo Verardo, o tempo volta a se estabilizar no fim de semana após a passagem de um ciclone extratropical que deve atingir o Estado entre esta quinta (6) e sexta-feira, trazendo chuva intensa, rajadas de até 100 km/h e risco de granizo. Na Região Central, os volumes podem chegar a 70 milímetros.
O sábado deve começar ainda com chuva fraca e ventos persistentes, mas o tempo melhora ao longo da tarde, abrindo caminho para um domingo ensolarado e sem precipitações.

Tempo ideal
A previsão repete o cenário de 2024, quando o evento também ocorreu sob sol e clima seco, diferente de 2023, quando a procissão foi acompanhada por chuva leve.
O período da manhã deve ser o mais agradável para quem acompanhar a procissão e a missa campal, marcadas para iniciar às 7h30min, com deslocamento da Catedral até o Parque da Medianeira, onde será celebrada a missa pelo arcebispo Dom Evaristo Spengler.
Com a melhora do tempo, os organizadores esperam grande presença de fiéis, em um fim de semana que deve reunir milhares de pessoas nas atividades religiosas, culturais e esportivas, incluindo a 3ª Rústica da Medianeira, no sábado.
Na próxima semana, o tempo segue estável, com sol predominante e temperaturas entre 12°C e 28°C. A tendência, segundo Verardo, é de que a segunda quinzena de novembro seja marcada por uma redução significativa na frequência das chuvas em todo o Rio Grande do Sul.
